4 dicas para estrear com sucesso na meia-maratona

O pórtico de chegada, aquele clique no relógio, a satisfação de dever cumprido. Muitos sonham com esse momento numa estreia para uma meia maratona. Mas como transformar esse desejo em realidade? Conheça 4 dicas que vão ajudar você a chegar lá.

Completar uma meia-maratona não é fácil. A primeira vez então, nem se fala. Das distâncias clássicas da corrida de rua, a meia-maratona é a primeira onde a parte física e mental é colocada mais à prova. Em outras palavras, é quando precisamos de resistência para manter um nível de esforço durante um longo período.
E para um desafio como esse, manter o comprometimento e foco nos treinamentos é essencial, e o primeiro passo para estrear bem. 
Mas depois de meses de treinamento, chegou o grande momento: a estreia. E para que não haja nenhuma surpresa e possa encarar o desafio com o melhor desempenho, separamos 4 dicas para a estreia. Confira agora.
1 – Estreia? Só nos 21.097m
No dia da prova deve-se evitar a estreia de qualquer opção que não tenha experimentado. Um tênis novo, óculos, relógio, protetor solar, suplementos energéticos (sólido/líquidos/gel), dentre outros. Todos esses elementos podem colocar tudo a perder. 
Só utilize equipamentos e suplementos aos quais você esteja adaptado, e que testou durante a fase de preparação. Aposte nos bons e velhos companheiros de treino. A última coisa que precisa nessa estreia é parar por uma bolha no pé, ou por um desconforto intestinal.
2 – Não fique obsessivo pelo tempo
Corrida de rua é um esporte competitivo. Corredores de elite competem entre eles. Mas nós, meros mortais, também competimos. Porém, essa competição deve ser interna, e não obsessiva.
Superar a si próprio é uma das grandes alavancas que impulsionam os esportes individuais de endurance. É importante ter um tempo/pace meta, tanto no dia da prova, mas principalmente durante os treinos. Isso ajudará a ter referência em que zona fez a preparação, e qual o verdadeiro potencial para a Meia Maratona. 
Porém, não podemos esquecer que é uma estreia. Percorrer a distância pela primeira vez exige entrar na zona do desconhecido. Utilize seu relógio como uma referência, mas se não estiver dentro do imaginado, não se desespere. Corra dentro do limite que a sua disposição física, o clima e as dificuldades do percurso permitem. No dia da estreia o que vale não é o tempo, é sim completar.
3 – Participe de provas intermediárias
As distâncias clássicas sugerem que devemos fazer as provas de 10km e a seguir as meias-maratonas. Mas essa evolução não é simples. A distância não apenas dobra, como as vias energéticas utilizadas pelo nosso corpo são diferentes. 
Ou seja, 10km é completamente diferente de 21km. Um programa de treino estruturado passará pelos 12, 14, 16 quilômetros. Então, por que não fazer provas nestas distâncias? 
Há diversas opções de provas intermediárias que, além de funcionarem como treino, vão manter sua motivação e o sentimento de satisfação e otimismo em alta.
4 – Procure orientação especializada
Não é merchandising, mas sim uma constatação. Podemos completar uma meia-maratona treinando por nós mesmos, lendo matérias, usando aplicativos ou assistindo vídeos na internet. Mas não se engane, suas chances de completarem a prova com sucesso são muito maiores se tiver orientação profissional. 
A corrida de rua, quando tratamos de grandes volumes, é lesiva não apenas para os ossos, músculos e articulações, mas para a saúde como um todo. O treinamento exige muito do corpo e mente. A evolução das distâncias, o controle das cargas, o treino das capacidades complementares... tudo isso forma um quebra-cabeça complexo. 
Portanto, se vai embarcar nessa aventura, é melhor ir bem orientado. Procure programas conceituados, com eficácia comprovada. Isso certamente fará a diferença ao cruzar a linha de chegada.
Sente-se mais preparado para correr os 21km? Já correu a distância e usou outras estratégias? Comente aqui em nosso blog!

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#