5 atividades complementares à corrida de rua

Você sabe quais atividades podem ajudar sua corrida a decolar? Conheça agora 5 opções que o corredor pode praticar para evoluir seu treinamento

Queres melhorar na corrida? O melhor é correr. Mas muito já falamos sobre os riscos de um volume muito alto de corrida e/ou treinar apenas corrida, e sempre falamos sobre a importância dos trabalhos complementares. Hoje vamos falar sobre como essas opções, além de darem um descanso físico e psicológico, podem contribuir - e muito - no desempenho como corredor.

Cada atividade física sempre terá uma área de maior desenvolvimento. No caso da corrida, ganho de condicionamento cardio, controle de peso e aumento da densidade óssea são os mais conhecidos. Porém, ficar apenas nessa atividade tem desvantagens. Se não houver um trabalho paralelo para equilibrar e reforçar o corpo dos desequilíbrios causados pela corrida, é muito provável que o corredor desenvolva lesões.

Outra questão também é o lado mental. Praticar apenas uma modalidade pode aumentar as chances de ficarmos saturados, deixando a atividade física mais monótona e repetitiva, o que pode fazer a motivação despencar.

Podes evitar tudo isso realizando trabalhos paralelos. Hoje em dia os ginásios e os grupos de atividade física ao ar livre oferecem diversas práticas que irão minimizar estes riscos e irão dar um
boost na sua corrida. 

Apresentamos a seguir 5 modalidades em que não tens nada a perder. Pelo contrário, tens muito a ganhar.

Treinamento integrado / funcional

A modalidade vem ganhando muito espaço na área do treinamento de força em alternativa à tradicional musculação. Neste tipo de treino o movimento do corpo é mais livre e desenvolve força, coordenação e consciência corporal.

Além disso, outros pontos que podem transformar a técnica do corredor, como a resistência muscular, potência e o fortalecimento do CORE são trabalhadas de forma muito específica.


Yoga

Modalidade tradicional, com origem no continente asiático e que ganhou o mundo nas últimas décadas. Deixando de lado a parte mística e espiritual desta prática milenar (que necessita muito mais do que a prática física para se desenvolver), os benefícios para o corpo são inúmeros, especialmente para o corredor.

Ela é baseada em posturas corporais e exercícios respiratórios, além de desenvolver flexibilidade, mobilidade, força, consciência corporal e respiratória.

O que mais um corredor pode querer?

Natação

Apesar de ser a atividade com menos transferência de benefícios, ela é considerado por muitos uma atividade completa. Trabalha respiração força, coordenação e condicionamento aeróbico.

Além desses maravilhosos benefícios, tem zero impacto contra o solo, poupando as articulações já tão exigidas durante a corrida.

Bicicleta

Excelente estratégia para complementar o trabalho de corrida. Seja na bicicleta estacionária ou pedalando na rua, o corredor colhe vários benefícios desta prática. Pedalar fortalece os músculos dos membros inferiores, estimula o sistema cardiorrespiratório e, bem como a natação, não tem impacto contra o solo.

Acrescentar um trabalho na bicicleta com o caráter regenerativo aos treinos de corrida (intensidade leve) ou mesmo para incrementar o volume semanal de trabalho aeróbico (reduzindo o volume de impacto) são ótimos motivos para o corredor pular numa bike.

Hiking

Realizada ao ar livre e em contato com a natureza, geralmente realizada em baixa a média intensidade, e com média/longa duração, dá condicionamento cardio e resistência.

Para além disto, a combinação do solo variado e irregular (terra, areia, pedra, grama, etc...), os obstáculos do caminho (pedras, buracos, árvores, galhos de árvores, riachos, etc...) e a inclinação dos percursos (subidas e descidas) estimula as articulações dos pés, tornozelos, joelhos e quadris em diferentes situações, o que fortalece músculos, tendões e melhora o sistema sensorial do corpo.


Um corredor que faz hiking com regularidade certamente é um corredor mais completo.

Viu as vantagens de fazer atividades complementares à corrida? Você pratica alguma delas? Compartilhe com a gente!

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#