Está com dores ao correr? Conheça 5 dicas para prevenir os incômodos

Todo corredor já teve durante um treino algum tipo de desconforto. Alguns são mais leves. Já outros, podem sinalizar problemas sérios que ele pode estar enfrentando. O fato é que não se pode ignorar as dores ao correr. Confira agora 5 dicas que pode te ajudar a fugir desse problema

Dor. Desconforto. Aquela sensação ruim ao se movimentar. Ninguém gosta de sentir dores, mas ela é inevitável em algum momento. Pode ser na pessoa que passa muito tempo sentado, ou o corredor que está exagerando nos treinos rumo a uma maratona ou qualquer outra meta. Não importa. Uma hora ela irá aparecer. 

A prática da atividade física sempre é um “remédio” eficaz para grande parte desse problema. Porém, assim como um remédio de fato, uma dose excessiva pode não apenas anular os efeitos positivos, bem como ser o próprio causador da dor. 

Sentir dor ao correr é algo que não pode ser levado com naturalidade. É preciso procurar às causas do problema, para evitar que a situação diminua sua performance, ou até crie uma dor crônica.

Para ajudar nessa prevenção, separamos 5 dicas para evitar dores ao correr. Veja agora.

1. Fortalecimento muscular é essencial

Uma das maiores e melhores formas de prevenir dores ao correr. Fazer um trabalho de fortalecimento muscular é essencial em qualquer esporte

Como sabemos, a corrida é um esporte de impacto, podendo chegar até a 3 x o peso corporal do corredor ao tocar no solo. Nessa condição, músculos e articulações devem estar a absorver esse impacto. E quando o primeiro não dá conta dessa função, o segundo acaba sendo sobrecarregado, gerando principalmente problemas inflamatórios.

O fortalecimento muscular prepara seu corpo a suportar o impacto, evitando o desgaste e, consequentemente, as dores ao correr.

2. Reduza o volume de treino se estiver cansado

Quilometragens muito altas são uma das principais causas das dores ao correr. 

Corredores que correm todos os dias, por exemplo, estão sempre mais vulneráveis a sentirem dores, já que solicitam bastante o corpo. Isso acaba criando um cenário mais provável de fadiga e, consequentemente, músculos e articulações mais vulneráveis.

dores ao correr e como prevenir
Com menores volumes, o corpo sentirá menos o impacto, se recuperando mais rapidamente, prevenindo lesões por desgaste. 

3. Tenha orientação personalizada

O corredor pode ter um ótimo biotipo, estar com o peso ideal, uma musculatura forte, mas caso não haja um treinador para alinhar volumes e atividades, a chance de se machucar aumenta. 

Ter uma orientação especializada ajuda no ajuste da programação, principalmente nos cenários onde ocorrem dores ao correr. Pode ser na redução do volume, no ajuste do fortalecimento, ou mesmo orientando para um dia de descanso.

4. Interrompa o treino quando sentir dores ao correr

Muitos corredores consideram o ato de lidar com a dor durante a corrida uma demonstração de superação. 

ISSO É ERRADO! 

Sentir desconforto ou dores ao correr na verdade é um sinal de que algo não está funcionando bem, e não pode ser ignorado.

Por isso, sempre que as dores vierem, o corredor deve reduzir o ritmo, ou mesmo interromper o treino. Isso ajuda a prevenir problemas maiores.

5. Busque fazer fisioterapia preventiva

Isso é algo que é muito pouco praticado entre corredores: a fisioterapia preventiva. Realizar sessões de recovery pode ajudar a muito na aceleração do restabelecimento muscular e articular.

Atualmente, temos diversas clínicas esportivas que trabalham com foco não apenas em tratar lesões, mas também num trabalho de reforço muscular específico. Isso ajudará muito no desenvolvimento do corredor, com músculos mais potentes e equilibrados. 


Viu como poucas ações podem ajudar a reduzir ou interromper as dores ao correr? Costuma seguir essas recomendações? Compartilhe com a gente!

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#