4 requisitos para encarar uma maratona

Se você chegou nessa etapa, a corrida já faz parte do seu dia a dia. E estar pronto para encarar esse grande desafio, alguns requisitos são fundamentais. Confira se você já está apto para a jornada dos 42km

A maratona é a menina dos olhos de todo corredor. Tanto que, para alguns iniciantes ou pessoas que não são corredoras, virou sinônimo de corrida. Afinal, qual corredor nunca ouviu – de forma errada - a frase: - Você já correu a maratona de São Silvestre?
 
Mas para encarar o desafio mais simbólico de todas as distâncias na corrida, é necessário preencher alguns importantes requisitos. Nos dias de hoje, com a proliferação das redes sociais e ferramentas de interatividade, como aplicativos de corrida e relógios super tecnológicos, é comum ver corredores queimando etapas para chegar no sonhado momento de soltar a frase “Eu sou maratonista!”.

Porém, como tudo na vida, a preparação para os 42km exige disciplina, dedicação e certo tempo de experiência como corredor. E é exatamente os requisitos necessários que vamos compartilhar com vocês.

1. Condições físicas adequadas

Seu sonho é correr uma maratona? Podemos garantir ser é um desejo que, quando alcançado, valerá cada gota de suor e dia dedicado aos treinos. Mas se atualmente você é sedentário, ou está ainda nos 5km iniciais, não é momento de projetar sua maratona. Você ainda precisa vivenciar as principais distâncias que antecedem a distância. No caso, os 10km e a Meia Maratona.

Em geral, o tempo de vivência de cada quilometragem dura em torno de 6 meses a 1 ano. Isso dependerá da sua ambição em cada distância. Seu foco é apenas completar? Então o prazo pode ser o mais curto. Quer melhorar seu pace e dar mais base para seu corpo se desenvolver? Então, ficar 1 ano é o mais indicado.

2. Lesões ao longo do caminho

Outro fator que impacta é a questão física. Dificilmente você sairá de 5km até o grande desafio de uma maratona sem ter algum tipo de lesão, seja ela leve ou mais grave. Não podemos esquecer que a corrida é uma atividade de impacto e, como tal, exige muito de músculos e articulações.

Quando – ou – se isso ocorrer, recue algumas casas em sua meta e considere um recomeço no prazo de 6 meses a 1 ano. Ficou pouco tempo afastado? Então recue menos, mas recue. Insistir em recuperar o tempo perdido só colocará você numa situação de maior risco de nova lesão.

3. Boa base na Meia-maratona

Quem já está nessa fase, chegou a 50% da distância da grande meta. Isso dá uma confiança gigantesca para encarar a preparação para uma maratona. Ter participado de ao menos 3 provas de 21km o credencia sob o ponto de vista físico e técnico para tentar o grande desafio.

Uma boa dica é começar por meias em percursos planos e temperaturas amenas. Isso reduz o grau de dificuldade, e contribui para o ganho de confiança na distância.

4. Tenha orientação

Dificilmente você chegará à maratona com qualidade se abrir mão de orientação. Uma planilha de treino específica para a distância, ou mesmo contratar um treinador de corrida para elaborar seu planejamento, pode se o divisor de águas entre chegar lá, ou apenas ficar sonhando com o pórtico de chegada.

Está dando os primeiros passos ou já está preparado para encarara Maratona? Compartilhe com a gente!

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#