O que é polimento pré- maratona e como isso pode impactar na sua prova?

Após o ápice de sua quilometragem na preparação para a maratona, recuperar seu corpo é parte fundamental e necessária para todo corredor. Entenda o que é conhecido como polimento e qual momento ideal para realizá-lo.

Chegou a hora! Após tantas semanas de preparação, a maratona está logo ali. Treinos foram realizados, dificuldades foram superadas, e metas foram planejadas. E se você já chegou no pico de seu treinamento, o foco deve ser direcionado para sua recuperação plena. Essa fase é conhecida como polimento.
 
O que é polimento?

Definimos como fase de polimento o período entre a sessão de treino mais extenuante de sua preparação – ou chamado microciclo de choque – e a prova. Durante esses dias, corredor reduzirá seu volume de treinos, no intuito de recuperar seus músculos, articulações e parte energética.

O principal objetivo dessa fase é criar um cenário perfeito para a supercompensação.

O que é supercompensação?

Enquanto estamos treinando, nosso corpo está melhorando, correto? Errado! No momento da atividade física, seja a corrida ou qualquer outra atividade, sua condição física está piorando. Suas articulações estão mais frágeis, músculos mais fadigados, e a energia plena possivelmente está comprometida.

E nesse momento que entra a supercompensação. Nosso organismo melhora de fato APÓS o treino, e não durante. Uma supercompensação adequada promoverá a recuperação e desenvolvimento de músculos, articulações e sistemas do corpo, promovendo gradualmente uma evolução do condicionamento físico em níveis acima do anterior.

Essa fase também é muito importante para promover a recuperação mental dos treinos. A jornada para uma maratona é composta de muitas semanas extremamente desgastantes, decorrentes do volume de treinos e cansaço mental acumulado.


Volume e tempo ideal de polimento?

Atualmente, treinadores têm usado métodos diferentes de polimento, dependendo de sua característica ou perfil de corredor. Mas em geral, o polimento para uma maratona fica entre 2 a 4 semanas.

O que define se o tempo será mais curto ou longo geralmente é determinado pelos seguintes fatores.

Polimento mais curto

- Alto nível de condicionamento e recuperação física;

- Menor tempo de preparação. Em geral, é sugerido o mínimo de 5 meses de planejamento;

- Alta quantidade de treinos perdidos por disciplina ou lesões;

Polimento mais longo

- Iniciantes na distância;

- Corredores acima do peso ideal;

- Apresentou cansaço excessivo durante os treinos mais longos;

Agora está mais claro para você a importância do polimento? Pretende colocar em prática essas informações durante sua preparação? Compartilhe com a gente!

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#