3 segredos para correr 5km que nunca te contaram

Seja experiente ou iniciante, correr 5km tem certos segredos pouco falados. Veja como ele pode impactar diretamente a maneira como irá se preparar para o desafio.

Planejamento. É a alma de qualquer objetivo que você tenha em mente, seja na parte profissional, pessoal... e obviamente na corrida não seria diferente. Definir os passos que vão te guiar na direção certa darão uma melhor preparação e resultados mais rápidos para correr 5km, e outras distâncias que podem se tornar um desejo com o tempo.

Mas existem alguns “segredos” que pouco são citados quando falamos no desenvolvimento de sua planilha de 5km e orientações de corrida. São aspectos bem sutis, mas que podem trazer a consciência que você precisa para evoluir na corrida de forma correta. E é isso que você irá conferir nessa matéria.

Correr já não é um movimento “natural” do corpo

Isso é algo falado de forma recorrente, inclusive entre treinadores, e que infelizmente não é mais verdade. Já há algum tempo – principalmente analisando as últimas décadas – correr não é um movimento natural do corpo.

Séculos atrás, a corrida era comum aos seres humanos por uma questão de sobrevivência, pois a corrida era necessária para ser a caça ou o caçador do dia. Já na sociedade moderna a caminhada e a corrida sempre foram usadas para deslocamentos para o trabalho, compromissos do dia e lazer.

Já nos últimos 20 anos, com o avanço da internet e opções tecnológicas, o movimento deixou de ser algo tão necessário para realizarmos nossas tarefas. Por isso, botar o corpo para correr 5km ou qualquer outra distância é algo tão difícil e deixou de ser “instintivo”, mostrando o quanto treinar corrida ou qualquer outro esporte deixou de ser uma condição natural.

Seu histórico na juventude impacta nos resultados quando adulto

Esse é um dos segredos menos falados para começar a correr ou praticar exercício físico. Como citamos anteriormente, o desenvolvimento da humanidade – não necessariamente algo positivo, sob o ponto de vista físico - foi ocorrendo ao longo dos séculos. Isso porque características desenvolvidas por uma geração foram deixando traços na geração seguinte e assim sucessivamente.

O corpo humano é uma “máquina” de desenvolvimento fantástica, tanto fisicamente como mentalmente. Isso quer dizer que, se você teve uma juventude marcada por movimento e atividade física, de alguma maneira – assim como gerações anteriores – ela deixa “traços”, que ajudarão no desenvolvimento quando retornadas.

Em resumo: pessoas com histórico mais ativo terão resultados mais rápidos para correr 5km, e outros benefícios como perder peso mais rápido, aumentar a disposição, dentre outros decorrentes da atividade física.

Correr 5km não é fácil e nem sempre será apenas ponto de partida

Por todos os pontos citados, não podemos dizer que correr 5km é uma tarefa fácil, principalmente se você está no completo sedentarismo, não tem histórico esportivo e está acima do peso. Portanto, ter um planejamento adequado e direcionado a esse objetivo é fundamental.

Outra coisa muito comum, principalmente quando se começa a frequentar espaços típicos de corredores ou ao consumir informações via revistas especializadas e internet, é a menção que correr 5km é apenas o pontapé inicial para novas distâncias. Não é bem assim.

É perfeitamente natural que um corredor queira se especializar nessa distância e, ao chegar nessa meta, tenha como novo objetivo correr mais rápido. Não existe uma “obrigatoriedade” de ir para uma nova distância. E os  benefícios de treinar corrida, entre os principais a melhoria de condicionamento físico, disposição, perda de peso e redução de estresse, continuarão a ser desfrutados.

Viu como correr 5km tem seus segredos? Você tem outras dúvidas nessa distância que queira esclarecer? Compartilhe com a gente!

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#