Os 5 Ps do meio-maratonista

Requisitos são necessários em qualquer distância que decidirmos encarar. E nessa busca, temos diversos caminhos e opções para enfrentar. Confira 5 passos que podem guiar você nessa jornada

Você já deve ter ouvido falar dos 3 Rs da sustentabilidade, dos 4 Ps do marketing, dos 4 Cs da educação ou de algum outro padrão de letras que servem como diretrizes para um determinado assunto. 

E na corrida, já ouviu falar dos 5 Ps da meia-maratona?

Seja você um corredor encarando a preparação para sua estreia na distância, ou um corredor recorrente, há uma série de fatores que podem fazer a diferença no dia do seu desafio.


Planejamento

Esse é um fator chave para meia-maratona, para outras distâncias e para qualquer área da vida. Sem uma programação adequada, as chances de você não atingir seu máximo desempenho ou se lesionar aumentam consideravelmente. 

Correr uma meia maratona exige uma programação bem elaborada, geralmente com mais de 12 semanas de preparação. A combinação dos treinos de corrida com atividades complementares, momentos de repouso e nutrição adequada são fundamentais.

Persistência


Sabemos que a meia maratona é uma distância para poucos. E sendo sua estreia, ou mesmo a busca por um melhor tempo, você irá sentir na pele a necessidade dessa persistência.
 
Ás vezes a vontade de desistir pode bater. E é nessa hora que você deverá ter a consciência que essa é uma etapa necessária para enfrentar. Não desista, no final valerá a pena.

Pausa

Na preparação rumo à meia maratona, precisarei correr um grande volume semanal. Isso quer dizer que, quanto mais eu correr, mais estarei preparado, correto? Errado

Sem dúvida, haverá a necessidade de aumentar de forma gradual seu volume. Mas precisamos entender que momentos de pausa são necessários. Caso contrário, o resultado dos seus treinos ao invés de uma medalha pode ser uma lesão. 

Correr com o corpo cansado ou machucado é afastar-se do seu objetivo. Neste caso, a melhor opção é reduzir, ou mesmo interromper os treinos, e procurar uma orientação especializada.

Pace

Seja completar a prova, ou melhorar o seu tempo, é muito importante definir um pace ( ritmo em minutos que você leva para completar 1km ). Mesmo que você não o cumpra na linha de chegada, correr a meia maratona é um desafio. Saber o que esperar de si, baseado nos treinos e nas suas ambições, é fundamental. 

Ter uma meta ajudará no controle e concentração durante toda a prova.

Paciência

Pode-se dizer que o último fator é a mãe de todos os outros. É preciso paciência para encarar um planejamento de muitas semanas de treino. Ver os resultados pouco a pouco, dia após dia, é o caminho mais correto e consistente. No treinamento físico, não há milagres nem atalhos. 

Teve uma lesão? É preciso ser paciência para encarar com atitude positiva. Tem um planejamento em andamento? Então tenha paciência e corra dentro do pace planejado. 

E você, usa alguns dos Ps da meia maratona? Costuma utilizar outras estratégias? Compartilhe com a gente!

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#