5 sinais para encarar seus primeiros 5km

Veja se está na hora de encarar pra valer esse desafio

Toda jornada começa pelo primeiro passo. E na corrida, o 5km é a distância inicial na busca por se tornar um corredor pra valer.

Começar a treinar não é fácil. Você precisa alinhar agenda, disciplina, dedicação e vontade real de mudar. E uma das formas mais “simples” de dar esse primeiro passo é a caminhada. Ela é a porta de entrada para diversas outras atividades, dentre elas a corrida.

Porém, assim que esse exercício passa a se tornar frequente, é natural uma transição com o objetivo de correr. E geralmente ele começa com os 5km como distância alvo.

Mas como saber se chegou a hora de correr seus 5km pela primeira vez? Nessa matéria, destacamos 5 sinais de que você está pronto para esse desafio. Confira agora!

1. Treina regularmente

 Um dos maiores erros cometidos pelas pessoas sedentárias é começar seus treinos com tudo, fazendo atividades todos os dias. Raramente isso é sustentável.

Regularidade é a chave. Se você tem feito caminhadas, arriscado algumas corridas leves, ou é ativo em qualquer outra atividade física pelo menos 3 x na semana, você está credenciado para tentar correr 5km pela primeira vez.

2. Você se motiva com metas

Ter um objetivo é uma das estratégias mais eficientes para evoluir em qualquer treino. Com a corrida, não é diferente. Se você tem percebido pouca motivação para seus treinos aeróbicos, pode ser um sinal que você precisa estabelecer uma meta.

Nesse caso, os 5km é uma excelente opção, pois tem um grau de dificuldade atingível para pessoas que não são atléticas, ao mesmo tempo que tem um curto tempo de preparação (entre 8 a 12 semanas ).

3. Seu sonho é se tornar um corredor

Participar de uma corrida de rua, passar pelo pórtico de chegada, botar uma medalha no peito. Se pensar nesses momentos deixa a motivação lá em cima, você já tem um dos requisitos mais importantes para encarar o desafio dos 5km.

Atualmente é muito comum ver em redes sociais um destaque para distâncias como 10km, meia maratona e maratona. Mas o primeiro passo, até para ganhar confiança, física ou mental, e acostumar seu corpo, se inicia pelos 5km.

4. A caminhada não é mais um desafio

Como explicado inicialmente, a jornada rumo a meta de correr 5km passa pela caminhada. Mas um importante sinal que chegou a hora de encarar a distância correndo é quando a caminhada não é mais tão motivante ou desafiadora.

Muitas pessoas conseguem fazer 5km de caminhada. Depois de um certo tempo, é até natural. Porém, pensar numa prova específica, onde seu grande desafio será correr o tempo todo, pode trazer o combustível a mais que você precisa para treinar.

5. Você tomou essa decisão

Pode parecer óbvio, mas nenhuma meta sai do papel se você não tiver o desejo real de mudar e encarar um desafio.

Então, se está determinado a ajustar sua rotina e iniciar uma programação rumo aos 5km, pode ter certeza que ninguém conseguirá te parar.

Está animado para encarar os 5km? Pronto para dar o primeiro passo? Continue acompanhando nossas matérias e orientações. 

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#