Melhores sitios para correr em Lisboa

Portugal é um país com muitos corredores e, como tal, proporciona diversas opções para quem deseja realizar um treinamento de corrida. Mas nem sempre quem mora na região conhece todas as opções. Você sabe quais são os melhores sitios para correr em Lisboa. Chegou a hora de você descobrir as melhores opções.

A elaboração de um programa de treinamento para uma prova de corrida exige a combinação de diversos elementos, e organizar tudo isso dentro de um planejamento é função principal de um bom treinador. Porém, é muito importante que o atleta conheça e perceba as diferenças de cada fase, assim como o que funciona melhor para ele. 

Dentre os diversos fatores, a experiência do corredor, ritmo com que se deseja realizar a prova, volume ideal de treino para cada distância e as características específicas do percurso estão entre os principais. Afinal, correr 10km num percurso de montanha é completamente diferente de fazer a mesma distância no asfalto, num percurso plano.

Por isso, é fundamental conhecer como e onde irá correr. 

Realizar sessões de treino com as mesmas características do percurso de uma prova que o corredor está se preparando, além de dar confiança, irá prepará-lo de forma muito mais específica. Por isso, conhecer diversas opções é tão importante. Não adianta só treinar no asfalto se a prova for realizada completamente, ou parte dela, na terra. Da mesma maneira, não terá efeito prático treinar apenas em percurso plano se a prova for composta por trechos com relevante desnível (subidas e descidas). 

E para ajudar nessa busca, separamos uma lista com os melhores sitios para correr em Lisboa, região que concentra o maior número de corredores no País. Confira:

Percursos planos para correr em Lisboa

Zona ribeirinha de Belém e Parque das Nações. Para quem está nessa região, encontrar percursos planos é fácil. Estar margeado do Rio Tejo é um privilégio por diversos motivos, e proporciona estas características geográficas. Estes sitios são planos, com praticamente nenhuma subida e excelentes condições para o treino.

Com piso duro, bastante espaço e um visual deslumbrante da cidade banhada pelo Rio Tejo. Local muito recomendado para iniciantes na corrida.

Percursos com subidas e descidas

Parque Eduardo VII e Parque da Bela Vista. Estes dois parques urbanos oferecem ótimas subidas e descidas para aqueles que terão significante desnível acumulado numa prova, ou para quem gosta deste tipo de treino. No Parque Eduardo VII, localizado numa zona mais central, terás que realizar repetidas subidas no mesmo sitio, visto que o parque não é tão grande, mas oferece excelentes condições para um treino bem organizado, subindo e descendo de maneira intermitente.

undefined

Já o Parque da Bela Vista, a segunda maior área verde da cidade, oferece diversos percursos com altimetria variada. Os dois parques oferecem piso duro e, em ambos, terá a oportunidade de desfrutar de miradouros que fazem valer todas as bufadas. 

Lembrando que correr neste tipo de percurso, além da característica específica, é ótimo para  o fortalecimento dos membros inferiores.

Percursos corta-mato

Estádio Universitário e Parque Urbano do Jamor. O Estádio Universitário, situado no Campus Universitário da Universidade de Lisboa, região mais centralizada da cidade, oferece ótimas condições de percurso em terreno aberto e acidentado. 

A entrada é livre e está aberto toda a semana. Já o Parque Urbano do Jamor está localizado um pouco mais afastado, no distrito de Algés, e oferece pista de crosse de qualidade dentro de um ambiente que é um verdadeiro ginásio ao ar livre. 

Vale a pena conferir!

Percursos trail em Lisboa

Parque Natural do Monsanto. Neste tipo de percurso não há como falar de outro sítio que não o fantástico Parque Natural do Monsanto. E não é por falta de opção e sim por que este parque, localizado na Serra do Monsanto, considerado o pulmão da cidade de Lisboa, é o maior parque florestal português e oferece uma gama completa de possibilidades. Há quem diga que é possível se preparar para uma prova no Monsanto sem repetir o percurso. 

Subidas, descidas, terra, asfalto, trilhas, escadas, mata fechada e por aí vai. É, inclusive, extremamente importante que se prepare, veja os mapas previamente, e se possível ir acompanhado, pois existe a possibilidade real de se perder por entre as incontáveis entranhas e quilômetros. Para quem quer desafio e imprevisibilidade, como nas provas de trail run, realizar treinos no Parque do Monsanto é o ideal. 

Além de poder desfrutar de diversas pistas no meio da natureza, o parque oferece diversas outras instalações desportivas e de lazer, sendo opção para levar a família e os amigos. Viu como tem diversas opções de sítios para correr em Lisboa? Conhece outras opções além dessas? Comente com a gente!

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#