Como voar baixo nos 10km?
Voar baixo. Bater seu recorde pessoal. Ser cada vez mais rápido. Após chegar aos 10km, é natural a busca por aprimorar-se na distância. Confira como você pode melhorar a velocidade com ajustes simples e práticos de serem aplicados.
Que a corrida é uma das modalidades mais praticadas no mundo, já não é mais novidade para ninguém. Dentre as inúmeras opções sobre tipos de circuito, altimetria e distância, as provas de 10km concentram a maior quantidade de participantes. Muitas provas inclusive chegam a ter 50.000 mil participantes.
Mas o que faz os 10km serem tão populares? Motivos não faltam. Mas separamos 3 principais para você!
1. Desafio ideal para iniciados na modalidade em busca de novos desafios
Todos que já iniciaram na corrida, em algum momento, passaram pelo processo de alternar a caminhada e corrida. E nessa jornada, provavelmente encararam os 5km, seja numa prova, ou durante seus treinos. Mas, após esse desafio inicial ser superado, é natural a queda de interesse pelos 5km, principalmente pela pouca quantidade de corridas exclusivas para essa distância, e seu tempo de atividade ser relativamente curto, de 25 a 40 minutos.
Por isso, as provas de 10km se tornam tão atrativas. É uma distância excelente para treinos de até 1 hora de deixr preparado para a quilometragem. Além disso, existe uma variedade muito grande, o que garantirá sempre novas experiências e desafios.
2. Tornar-se um corredor mais rápido
Ganhar velocidade não é uma missão fácil. Terminar uma prova superando o próprio recorde pessoal, exige muita dedicação e estratégias de treino bem elaboradas. Correr em zonas de treinamento acima do que estamos habituados, haverá o crescimento natural da parte física e técnica. 10km é uma distância muito estratégia, pois demanda resistência e força, mas sem ser excessivamente extenuante.
Para quem deseja colocar em prática treinos de velocidade, intervalados, e depois arriscar correr mais rápido, 10km é a melhor opção.
3. Correr 10km dá experiência como corredor
Muitos corredores que iniciam de forma despretensiosa na corrida, podem alimentar grandes sonhos. E no universo das corridas, completar uma meia maratona ou maratona estão no topo da lista de desejos.
Mas, para chegar lá, é preciso tempo e prática. Estas distâncias não são para iniciantes e, como qualquer outra modalidade, é preciso ganhar consistência e histórico em quilometragens menores.
Por isso, ganhar uma boa rodagem em provas de 10km é uma ótima estratégia para quem deseja alçar voos maiores. Correr em altimetrias variadas, melhorar o tempo, não ter mais grandes esforços para cumprir a distância. Tudo isso vai aumentar sua confiança para subir de patamar quando for a hora.
Gostou das 3 dicas para correr 10km? Está preparado para alcançar e evoluir nessa distância? Compartilhe com a gente!