Quais os benefícios de correr na areia

Quando pensamos em corrida na areia, logo pensamos em trail run, contato com a natureza e uma ideia mais prazerosa do treinamento. Mas saiba que, para o corredor de rua, treinar na areia macia traz diversos benefícios: Fortalecimento de membros inferiores e do Core, ganho de potência e equilíbrio estão entre os principais. Hoje o leitor irá conhecer alguns detalhes importantes deste tipo de treino e como ele pode ajudar no desenvolvimento de sua corrida.

Quando é verão no hemisfério norte, o que queremos é estar com os pés na areia a banhar-se na água fresca. Ir à praia, brincar com a família, conversar com os amigos e, por que não, matar dois coelhos de uma cajadada só, realizando uma sessão de treino de corrida com direito a um mergulho no final.

É claro que para treinar na areia não é necessário estar na praia. Existes opções como jardins, parques e outros sitios que oferecem areia como opção. Mas é quando o outono chega? Nem por isso é necessário abdicar deste tipo de treinamento, que tem muito a acrescentar para o condicionamento do corredor. Conheça a seguir alguns destes benefícios e os cuidados a considerar.

Benefícios do treinamento de corrida em Areia

Aumento de força

A corrida realizada na areia macia exige muita força, e força é um dos pilares técnicos do corredor. Diferente de um piso duro como o asfalto, ou de um piso intermediário como terra batida ou areia dura, a areia macia absorve mais o impacto e consequentemente reduz a força de reação, o que faz com que cada passada exija uma produção maior de força para propulsionar o corpo à frente.

Ou seja, treinar na areia é um excelente treino de força para os membros inferiores.

Estabilidade e propriocepção

Além dos membros inferiores, o treino em areia macia fortalece também a musculatura responsável pela estabilização do CORE ( Abdômen e lombar) e da cintura escapular. A instabilidade do solo exige uma maior ativação desses músculos estabilizadores para manter o corpo estável. É importante observar uma boa postura para que isto ocorra.

No mesmo sentido, esta instabilidade exige um maior trabalho do sistema proprioceptivo (sistema responsável por organizar a posição do nosso corpo no espaço). Os sensores localizados nos tendões comunicam-se com o cérebro para melhorar a resposta motora frente a esta imprevisibilidade do piso, promovendo a melhora, junto com as musculaturas estabilizadores, do nosso equilíbrio e estabilidade.

Redução do impacto

treinar corrida na areia
Na corrida de rua, o impacto a cada passada é de 2 a 3 vezes o peso do corpo, e acontece de maneira repetitiva. Isso quer dizer que o corredor que treina regularmente deve ter uma excelente força de músculos para suportar isso. Caso contrário, as leões podem começar a aparecer.

A maior absorção do impacto pela areia reduz essa exigência e, por isso, é tão benéfica para qualquer corredor.

Cuidados ao correr na areia

Torções e imprevisibilidade

O piso instável aumenta a probabilidade de um entorce. A atenção na postura e a concentração na corrida devem ser aumentadas para que uma boa sessão de treino ou de lazer não acabe com uma lesão indesejada no tornozelo ou no joelho.

Volume e intensidade

O objetivo principal do treino na areia macia não deve ser a melhora da resistência ou do ritmo/velocidade. Como já dito, é um tipo de corrida que exige muita força e correr grandes volumes pode ser extremamente desgastante.

Da mesma maneira, correr na areia no mesmo ritmo que corremos na rua custa muito mais energeticamente e é muito improvável, pra não dizer impossível, que algum corredor consiga atingir seus melhores tempos. Mas apesar de difícil, ela permite que mesmos corredores iniciantes possam praticar.

Como já visto, é uma opção de treino que melhora a força, a estabilidade e o tônus muscular, o que consequentemente influencia a resistência e o ritmo.

Correr de tênis ou descalço?

A melhor opção é correr descalço. Já falamos sobre a instabilidade da areia fofa e a necessidade de um bom trabalho proprioceptivo do corpo para lidar com este tipo de piso. Ao calçarmos o par de tênis, perdemos muita referência da relação do nosso corpo com o ambiente, pois na sola do pé encontram-se diversos sensores responsáveis pela manutenção do equilíbrio e de uma boa postura.

Por outro lado, para quem não está acostumado, a corrida descalçada pode causar escoriações devido ao atrito direto com a areia. Neste caso, o melhor é começar devagar, com pequenos volumes e acrescentar este tipo de treino na sua programação gradualmente, para que a pele se adapte aos poucos.

Animado para treinar corrida na areia? Busque começar no começo ou final do dia, quando a emissão de raios solares UV é mais baixa, beba muita água, use protetor solar, vista um boné e bons treinos!

Aqui fica o conteúdo do Post...Aceita HTML, portanto você pode montar o conteúdo do jeito que quiser!!!

#htmlPersonalizado#